SEMINÁRIOS E APRESENTAÇÕES

 

DISCIPLINA: TEORIA DA HISTÓRIA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

MESTRANDAS: DÉBORA E ELIANE

PROFESSOR: MARCOS EDILSON DE ARAÚJO CLEMENTE

TEMA: ANALISE DO TEXTO "LAMPIÕES ACESOS"MARCOS EDILSON DE ARAÚJO CLEMENTE

APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO 

 

DISCIPLINA: TEORIA DA HISTÓRIA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

MESTRANDO: CRISTIANO GOMES LOPES

PROFESSOR: MARCOS EDILSON DE ARAÚJO CLEMENTE

TEMA: ANALISE DO TEXTO "A HISTÓRIA CATIVA DA MEMÓRIA? UM MAPEAMENTO DA MEMÓRIA NO CAMPO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS." ULPIANO TOLEDO BEZERRA DE MENEZES

APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO 

 

DISCIPLINA: TEORIA DA HISTÓRIA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

MESTRANDA: MAGNA ABRANTES

PROFESSOR: MARCOS EDILSON DE ARAÚJO CLEMENTE

TEMA: ANALISE DO TEXTO "TEMPO E NARRATIVA EM PAUL RICOER"


DISCIPLINA: HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

MESTRANDOS: CRISTIANO GOMES LOPES E DHIOGO REZENDE GOMES

PROFESSOR VASNÍ DE ALMEIDA

TEMA: ANALISE DO TEXTO "A HISTÓRIA DA LIBERDADE DO BRASIL" DE ANGELA DE CASTRO GOMES E VANESSA MATHEUS CAVALCANTE


APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO



RAFAEL DA SILVA ASSIS
Título da Comunicação: Os índios do sudeste do Piauí: história, memória e
oralidade
RESUMO:
O presente trabalho busca analisar, a história e memória dos índios Pimenteiras no sudeste do
Piauí. O estudo aborda novos apontamentos para a história indígena na região, apresentando como
oposição a ideia de extermínio dos índios, recorrente nos livros de história do Piauí. Buscamos
a metodologia da história oral, relatando a memória dos descendentes dos nativos, deste modo,
evidenciamos a manutenção da herança indígena nos habitantes da região casualmente chamados de
cabocos. Utilizamos a história oral como aporte metodológico, por meio de entrevistas. Além disso
fizemos uso de bibliografias pertinentes a temática. Temos também por desígnio abordar a História
e Memória dos índios Pimenteiras na região sudeste do Piauí, entre o fim do século XIX e meados
do século XX, dando ênfase nas memórias e nos vestígios culturais quase escondidos da história
oficial. Diante disso espera-se contribuir para formação da consciência histórica e suas implicações
na identidade dos sujeitos da região.



 Fabrício Barroso dos Santos
 Teoria da História, Historiografia e Livro Didático: Diálogos entre os
saberes históricos no Ensino Fundamental e Médio.
Resumo: O presente trabalho tem a primazia de propalar uma análise da influência da
Teoria da História na produção dos livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio,
buscando elucidar quais perspectivas teóricas estão em voga nesses livros produzidos
nos últimos anos. Além do mais, buscar-se-á entender se os alunos conseguem perceber
vestígios das divergências acadêmicas que acabam influenciando diretamente e/ou
indiretamente o seu material de estudo.

Um comentário:

  1. Amigos mestrandos boa tarde.
    Venho aqui a procura de orientações sobre a produção da prova discursiva do Profhistória. Pois gostaria de saber que elementos vocês acham que devem estar presentes no texto? E o que os avaliadores valorizam no texto. Pro favor responder para o email prcesar_ibrf@hotmail.com

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